sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Depressão

Estava refletindo um pouco sobre a depressão… e em consequência acabei viajando em outras doenças mentais também… andei pesquisando e estudando um pouco mais… e cheguei à algumas conclusões pessoais que gostaria de comentar por aqui.


O que mais me chama a atenção neste momento é como ainda existe preconceito em relação a este assunto. Parece que as pessoas precisam viver na pele para entender o que se passa com um ser humano que está vivendo um problema mental. Muito se fala em depressão, por exemplo, mas poucos compreendem o que realmente acontece… e muitas vezes na maioria dos indivíduos acabam julgando a pessoa que está doente… reclamam de seu mau humor, reclamam da falta de vontade de realizar determinadas atividades, enfim… julgam, pisam, massacram e derrubam ainda mais o indivíduo.

E o que é mais sério e triste nesse cenário todo: o próprio sujeito tem preconceito. Não admite… recusa tratamento, e a cada dia piora mais… ainda podemos dar um desconto para tal… a pessoa não tem forças para agir de certa forma, seu pensamento é confuso, passa um turbilhão de ideias em sua mente, mas não consegue um posicionamento… e ainda tem que lidar com a ignorância de muitos julgando suas atitudes. É preciso de pessoas ao redor que lhe ajudem nesse processo. 

A conscientização por um tratamento adequado é um dos passos para vencer a doença mental.
Só lembrando: Doença mental não é fruto da imaginação, são doenças verdadeiras e que causam um real sofrimento podendo até levar à morte. Não é frescura. Se a pessoa se sente incapaz e não consegue mais “fazer nada”, acredite: ela verdadeiramente não consegue. 

Eu sei porque além de estudar a doença, meu pai já esteve nessa situação, como eu disse no outro post, antes dele se tornar "instalador solar de alta performance", como ele mesmo diz com orgulho. 

Confira seu relato que eu estudei na faculdade, de L. S. 32 anos, período em que passou por uma situação muito ruim, foi diagnosticado depressão maior:

“Imaginem um abismo profundo, sem saída, escuro, um sentimento de incapacidade tão forte que parece que o mundo ficará melhor se acabar com sua vida… se sente o mais imprestável de todos os seres e ainda não se aguenta por dentro… é como se o mundo conspirasse contra você. Não tem vontade de sorrir, de chorar ou qualquer outra coisa. Quer fugir e ninguém te entende. Então acha que a melhor saída é a morte… passa então a planejar esse dia… pesquisar a melhor forma de se auto executar. Tenebroso, não é? Nem eu acredito que um dia pensei nisso… mas aconteceu… e eu simplesmente me senti refém de mim mesmo. ”

Essas doenças são causadas por fatores psicológicos, biológicos e sociais e na maioria das vezes é necessária medicação para aliviar o sofrimento e um tratamento psicológico com o objetivo de fazê-lo entender o que se passa, lidar com seus sentimentos e auxiliar a reinserção social a esses pacientes além de diminuir as consequências negativas para o indivíduo e sua família.

Eu cito a depressão por ser a doença “mais comum” atualmente e assustadoramente a que mais cresce, mas existem diversas outras doenças mentais que afetam a qualidade de vida dos indivíduos, então quanto mais cedo perceber que algo está errado e mais cedo ainda buscar um tratamento adequado, melhor será para o sujeito e seu ambiente.

Está na hora de despertarmos para isso e enfrentarmos sem medo, sem preconceito. Se a cada dia as barreiras forem quebradas conseguiremos atingir melhores resultados e contribuir para a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem de algum transtorno mental. Tem muita gente precisando de ajuda! 

Tem muita gente sofrendo por aí, e você o que tem feito???? Zombado, julgando atitudes?
Diga sim à vida: ajude e seja ajudado.

Já fez alguém sorrir hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário