quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Psicologia da Vida: Você é feliz?




Você é feliz? Uma pergunta simples e apenas duas respostas simples: um “sim” ou um “não”, ou até um “mais ou menos”, “acho que sou”, ou “não sei”, mas não é bem assim. 

Primeiramente, o que é felicidade pra você? 

Bem, segundo os dicionários, felicidade é “1. Qualidade ou estado de feliz; 2. Bom êxito, sucesso.” Essas são as definições segundo o dicionário Aurélio, mas e para você? O que seria a tal felicidade?

Fiz este post para iniciar as atividades aqui no blog, acho que faz jus ao nome do próprio, e assim começa em bom e grande estilo contextual, quis dizer, é um bom início.

Primeiramente, saiba que existem vários estágios de felicidade, desde uma felicidade momentânea disfarçada em uma depressão até a plena felicidade. 

Um questionamento muito grande que eu sempre me faço é: podemos ser felizes o tempo inteiro? E eu logo digo, depende. Tudo depende muito, mas a minha resposta é: não. 

Se você refere a seu ápice de felicidade que já conseguiu chegar, com certeza não pode ser feliz o tempo inteiro a tal ponto, uma vez que não conseguimos obter determinadas situações, circunstâncias, conveniências, propósitos e acontecimentos em geral, principalmente em ocasiões específicas e momentâneas o tempo inteiro. 

Seja por inúmeros fatores externos ou até mesmo nossos (internos), mas nunca e/ou nem sempre conseguimos repetir o tal momento que ocasionou a tal felicidade máxima. Daí em diante, podemos observar que não temos o grau de felicidade máxima em nosso cotidiano. Mas quem disse que precisamos desse tal grau de felicidade máxima para sermos felizes? 

Tanto não precisamos, como não temos e não devemos ter, pelo simples motivo de ter sempre algo a buscar, algo que esteja guardado para nos surpreender e quebrar a rotina da felicidade normal.

O segredo da felicidade é sermos felizes, e termos momentos mais felizes ainda, mas só momentos, nada pode virar rotina. Rotina não faz ninguém ser feliz.

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário